Chá de hibisco | Chá de hibiscus
(benefícios para a saúde e modo de preparação)

O chá de hibisco é um chá que é feito a partir das flores da espécie 'Hibiscus sabdariffa'. Trata-se de uma flor diferente da flor de hibisco que estamos acostumados a ver nos jardins. A "Hibiscus sabdariffa" é uma planta de origem asiática (Índia, Sudão e Malásia) que atualmente é bem popular no Brasil e na Europa devido às suas propriedades medicinais e benefícios para a saúde.

Benefícios do chá de hibisco
O chá de hibisco/hibiscus é riquíssimo em compostos fenólicos, especialmente antocianinas, substância responsável pela cor vermelha intensa da flor. Por ser tão rico em substâncias antioxidantes, o chá de hibisco proporciona diversos benefícios para a saúde, como:

- Pressão arterial
Por ser diurético, o chá de hibisco é um grande aliado no controle da pressão arterial.
Link útil: Alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial

- Colesterol
Devido à sua potente atividade antioxidante, o hibisco ajuda a evitar a oxidação do colesterol LDL (colesterol mau) que favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Link útil: Blog do colesterol

- Emagrecimento
O chá de hibisco emagrece.
Estudos apontam que o chá de hibisco/hibiscus pode favorecer a perda de peso, indicando uma possível ação da planta em diminuir a formação de novas células de gordura (adipócitos).
Link útil: 15 Dicas para emagrecer com saúde

- Retenção de líquidos
O chá de hibisco possui propriedades diuréticas, que ajudam a eliminar a retenção de líquidos (edema, inchaço).

- Celulite
Por ajuda a combater a retenção de líquidos e contribuir para o emagrecimento, o chá de hibisco/hibiscus é um ótimo aliado na prevenção e tratamento da celulite.
Link útil: Suco anticelulite


Como fazer o chá de hibisco
Ingredientes:
- 500 ml de água
- 3 colheres de sopa de Hibisco (Hibiscus sabdariffa) desidratado {próprio para chá}

Modo de preparo:
Aqueça a água até formar bolinhas no fundo da panela (não deixe a água começar a ferver) e desligue o fogo. Adicione o hibisco e deixe em infusão por 10 minutos, num recipiente tapado. Coe e beba.

Observações sobre o chá de hibisco:
- O chá de hibisco pode ser preparado a partir das flores de hibisco desidratadas, além de ser encontrado em pó, para o preparo instantâneo do chá, ou em cápsulas.
- O chá de hibisco pode ser guardado por até 24 horas e pode ser consumido puro ou batido com frutas como melancia ou morango, para preparar deliciosos suchás.


Créditos do "Chá de hibisco (benefícios e modo de preparação)":
Texto: Natue (enviado por André Sato) e 'editado/readapatdo' pelo Sucos e Chás.
Imagem: enviada por André Sato (Natue).